Ministro Humberto Martins é nomeado corregedor nacional de Justiça para o biênio 2018-2020.
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, no exercício interino da presidência da República, assinou nesta sexta-feira (13) a nomeação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins para o cargo de corregedor nacional de Justiça.
Atual vice-presidente do STJ, Martins teve seu nome aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira (11). Ele vai assumir o novo cargo no próximo dia 24 de agosto, em substituição ao ministro João Otávio de Noronha, que foi o corregedor nacional no último biênio. A corregedoria integra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é sempre exercida por um ministro do STJ.
Ao ser informado da nomeação, o futuro corregedor afirmou que buscará exercer a missão no CNJ com “humildade, prudência e sabedoria, focando sempre a dignidade e o respeito da magistratura brasileira em favor da cidadania”.
Sobre o indicado
Humberto Martins é natural de Maceió e atua como ministro do STJ desde 14 de junho de 2006. Foi advogado, promotor, procurador, juiz eleitoral e desembargador, além de ter ocupado outras funções relevantes. No STJ, já presidiu a Segunda Turma e a Primeira Seção, atua na Corte Especial e no Pleno e exerce a vice-presidência do tribunal desde setembro de 2016.
O ministro tem formação em direito e administração de empresas, além de especializações nas áreas de direito civil e processual civil e direito do consumidor.
OAB e Ajufe parabenizam Martins?
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil parabenizou o ministro Humberto Martins pela nomeação no cargo de corregedor nacional de Justiça. “Humberto Martins é um magistrado comprometido com as causas da advocacia. Por ter presidido a OAB de Alagoas, compreende que sem advocacia não há Justiça. O CNJ estará muito bem representado em sua atuação como corregedor”, afirmou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. O secretário-geral da Ordem, Felipe Sarmento, acompanhou a sabatina de Martins, na quarta-feira (11), no Senado Federal.
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) também festejou a nomeação do vice-presidente do STJ para o posto de corregedor nacional de Justiça. A entidade publicou nota em seu site a respeito da nomeação.
Fonte: www.stj.jus.br